Retinoides: A verdade por trás dos mitos
Escrito por: Lucy Partington
Atualizado em: 14 de agosto de 2024

Retinoides, também conhecidos como vitamina A, são realmente um dos ingredientes mais impressionantes – e cientificamente comprovados – da indústria. Aclamados por cientistas, dermatologistas e editores de beleza, os retinoides costumam estar disponíveis tanto em forma de sérum como de creme, e usá-los na sua rotina ajuda a reduzir linhas finas e rugas, ao mesmo tempo que uniformiza o tom da pele, reduz imperfeições e a torna mais suave e luminosa.
Para os não iniciados, ‘retinoide’ é o termo genérico para todos os derivados da vitamina A – por isso, ingredientes que já ouviu falar, incluindo retinol, retinal, r-retinoato e retinil palmitato, são todos tipos de retinoide.
No entanto, existem alguns equívocos e mitos em torno dos retinoides que podem causar alguma confusão na hora de os incorporar na sua rotina, especialmente para quem ainda não experimentou os poderes mágicos que podem ter na pele.
Por isso, para ajudar a esclarecer tudo de uma vez por todas, temos respostas para os mitos mais comuns – desde se os retinoides afinam a pele até se fórmulas mais fortes proporcionam resultados mais rápidos – que esperamos lhe tragam total tranquilidade de uma vez por todas.
1. Mito:
Os retinóides esfoliam a pele
Fato: Os retinóides ajudam na produção de novas células saudáveis
Embora exista um equívoco comum de que os retinóides esfoliam a pele, na prática, eles não funcionam exatamente para remover as células mortas da pele da mesma forma que os esfoliantes químicos – como ácido glicólico ou ácido salicílico – fazem. Em vez disso, oferecem uma forma diferente de esfoliação através da sua capacidade de promover a renovação celular da pele. Assim, ao acelerar este processo, os retinóides ajudam a remover células antigas e mortas, o que abre espaço para que novas células saudáveis as substituam. É um processo que – embora algo confuso – imita os efeitos da esfoliação física e química e proporciona benefícios semelhantes, levando a uma pele mais suave, clara e com aparência mais jovem, mas não é exatamente o mesmo.
2. Mito: Todos os retinoides são iguais
Fato: Derivado da Vitamina A, existem várias formas
A realidade é que os retinoides existem em diferentes formas, cada uma com diferentes potências e adequadas a diferentes tipos de pele e preocupações. Como mencionado anteriormente, 'retinoides' é o termo genérico, com retinol, retinal e r-retinoato, entre outros, incluídos.
Embora o ácido retinoico seja a forma ativa da vitamina A, é também um ingrediente disponível apenas mediante receita no Reino Unido. No que diz respeito aos retinoides de venda livre, retinol é o mais popular e clinicamente comprovado, mas retinal é o que recomendamos com mais frequência devido à sua capacidade de atuar 11x mais rápido do que o retinol tradicional*. Depois há o r-retinoato, que é um tipo relativamente novo de retinoide exclusivo da Medik8 e que foi comprovado ser 8x mais potente do que o retinol e, ao contrário de outras formas, pode ser usado durante o dia.
*G. Siegenthaler et al., Retinol and retinal metabolism, Biochemical Journal, 1990, 268, pp 371-378
3. Mito: Os retinoides afinam a pele
Fato: Os retinóides estimulam a produção de colagénio
Um equívoco que provavelmente deriva do facto de que a descamação inicial peeling e irritação podem por vezes ocorrer quando se começa a usar retinóides. No entanto, a verdade é que, com o tempo, os retinóides têm, na realidade, o efeito contrário.
Quando começa a usar retinóides, pode experienciar descamação, vermelhidão ou alguma irritação devido ao aumento da renovação celular e à forma como a sua pele se ajusta, razão pela qual é melhor introduzir vitamina A na sua rotina gradualmente. No entanto, os efeitos a longo prazo do uso de retinóides incluem o aumento da produção de colagénio, a melhoria da renovação celular da pele e o espessamento tanto da derme como da epiderme (as camadas superiores da pele). Por sua vez, isso levará a uma pele mais forte, saudável e mais resistente.
4. Mito: Evitar retinoides na área dos olhos
Fato: É seguro usar ao redor dos olhos se feito com cuidado
Este mito possivelmente se baseia em preocupações sobre irritação e sensibilidade, no entanto, quando usados corretamente, os retinoides podem proporcionar benefícios anti-envelhecimento significativos para a delicada área dos olhos – especialmente se usar uma fórmula dedicada de creme para os olhos, como o Crystal Retinal Ceramide Eye da Medik8.
É sempre melhor começar com uma concentração mais baixa, e incorporar um bom hidratante e protetor solar ajudará a integrar os retinoides na sua rotina diária de cuidados para os olhos, e com o tempo isso levará a uma pele mais suave, firme e com aparência mais jovem.
5. Mito: Os retinóides deixam de ser eficazes assim que a pele se habitua a eles
Fato: Os indivíduos reagem de forma diferente ao processo de adaptação
Outro mito infundado sobre retinoides: os retinoides não deixam de ser eficazes quando a pele se habitua a eles. Na verdade, os retinoides continuam a promover a renovação celular da pele, a estimular o colagénio e a proporcionar benefícios a longo prazo para a saúde da pele com o uso prolongado.
É importante notar que, mesmo que deixe de ver melhorias visíveis na sua pele, pode ter a certeza de que o retinoide continua a atuar a nível celular para garantir que a sua pele parece e se sente o mais saudável possível. Portanto, ao usar retinoides de forma consistente, poderá continuar a colher os benefícios dos seus efeitos positivos ao longo do tempo.
6. Retinoides não podem ser misturados com Vitamina C
Fato: Retinol e Vitamina C complementam-se
Este é um equívoco baseado em preocupações sobre a potencial irritação que poderia ocorrer, mas a verdade é que, quando os dois ingredientes são usados corretamente na mesma rotina, podem realmente complementar-se e potenciar os resultados visíveis que observa.
A inovadora filosofia CSA da Medik8 defende o uso de vitamina C mais protetor solar de manhã e vitamina A à noite para uma rotina verdadeiramente suave, mas poderosa.
Apresentada como o segredo para uma pele radiante, a nossa filosofia CSA não só elimina as dúvidas dos cuidados de pele, como também é uma abordagem clinicamente comprovada para uma pele jovem e saudável – tanto imediatamente como ao longo do tempo, e é por isso que acreditamos firmemente que toda rotina sólida de cuidados de pele deve começar com essas três fórmulas fundamentais.
7. Mito: Os retinoides causam danos solares e sensibilidade
Fato: O retinol em si não sensibiliza ao sol
Este mito provavelmente é causado pela má compreensão de como exatamente os retinoides funcionam e interagem com a pele, porque embora aumentem a fotossensibilidade (que é quando há um aumento na sensibilidade da pele ou outra reação quando a pele é exposta à radiação ultravioleta), eles não causam danos solares quando são tomadas as precauções adequadas.
Na realidade, os retinoides apenas tornam a pele mais propensa a danos se exposta sem as precauções corretas. Além disso, é importante saber que os retinoides se degradam quando expostos à luz solar, tornando-os ineficazes, razão pela qual devem ser usados apenas à noite (a menos que esteja a usar o r-Retinoate da Medik8, que é uma das únicas fórmulas de vitamina A adequadas para uso diurno) e deve aplicar protetor solar diariamente, especialmente após usar um retinoide, para prevenir danos solares ou qualquer fotossensibilidade.
8. Mito: Percentagens mais elevadas de retinoides proporcionarão resultados melhores e mais rápidos
Fato: Construir uma tolerância leva a melhores resultados
O consenso da maioria dos ingredientes para cuidados da pele é que quanto mais forte for e mais frequentemente o usar, mais rápido funcionará – mas infelizmente não é assim, especialmente no que diz respeito aos retinoides. É uma visão errada que pode ignorar a importância tanto da tolerância da pele como do uso consistente e, na verdade, usar concentrações mais elevadas quando a sua pele ainda não teve oportunidade de se aclimatar completamente pode levar a um aumento da irritação e causar mais mal do que bem.
Retinoides suaves podem ser tão eficazes quanto os mais fortes, depende realmente do seu tipo de pele. Por isso, uma abordagem equilibrada e controlada é fundamental. É sempre melhor começar com uma percentagem mais baixa e aumentá-la gradualmente, se necessário. Por exemplo, sugerimos que as pessoas comecem com Crystal Retinal 3 (ou 1 se for muito sensível), usando-o duas vezes por semana durante duas semanas, e depois em noites alternadas por mais duas semanas antes de passar para a aplicação diária. Uma vez que a sua pele tenha desenvolvido uma tolerância aos retinoides, pode passar para uma concentração mais alta na nossa escala de retinal. Desta forma, garantirá resultados eficazes e sustentáveis, minimizando o risco de efeitos secundários. Além disso, ao compreender as necessidades individuais da sua pele e ajustar as concentrações em conformidade, conseguirá alcançar uma pele mais saudável e mais clara.
9. Mito: Os retinoides são apenas para pele madura
Fato: Não há restrição de idade para o uso de retinoides
Existe uma crença antiga de que os retinoides são adequados apenas para pessoas com pele madura, no entanto, é um mito que ignora os benefícios versáteis que eles podem oferecer a praticamente toda a gente, independentemente da idade. Quer seja usado para tratar acne em adolescentes (embora isto seja algo melhor feito sob a orientação de um médico ou especialista qualificado em pele), prevenir os primeiros sinais de envelhecimento em adultos jovens ou tratar rugas e danos causados pelo sol em tipos de pele mais envelhecida, não há dúvida de que os retinoides são realmente uma ferramenta poderosa da qual todos podemos beneficiar.
Compreender as necessidades únicas da sua pele em diferentes fases da vida e incorporar os retinoides de forma adequada significa que poderá alcançar uma pele mais saudável, mais clara e com aparência mais jovem, independentemente da sua idade. Como especialistas em vitamina A, a Medik8 tem uma variedade de produtos em diferentes concentrações para que possa encontrar aquele que é adequado para si e para a sua pele.
10. Mito: Os retinoides causam descamação e irritação da pele
Fato: A irritação não é um efeito secundário garantido
Este é um mito importante que queremos desmentir porque não queremos que isso seja o que o impeça de introduzir um retinoide na sua rotina. Claro que não se pode negar que a vitamina A é o padrão ouro dos cuidados de pele, mas a única desvantagem é que pode causar irritação leve e descamação da pele quando começa a usá-la. Os efeitos secundários são temporários e completamente normais, mas exigem perseverança, e a razão pela qual isso acontece é porque é a forma da sua pele se livrar das células mortas. É uma parte normal do processo enquanto a sua pele se adapta ao uso de retinoides – e a duração depende do tipo de pele pessoal, pois cada pessoa é diferente.
No entanto, as fórmulas avançadas da Medik8 são concebidas para proporcionar resultados máximos e visíveis com mínimas desvantagens. Ao usar a nossa tecnologia proprietária de libertação controlada, conseguimos reduzir os níveis de irritação, e o nosso Crystal Retinal de próxima geração utiliza tecnologia de encapsulamento que liberta lentamente a vitamina A na sua tez para resultados máximos e irritação mínima.
Também aconselhamos a introduzir os retinoides na sua rotina lentamente para permitir que a sua pele tenha tempo para se ajustar, e se notar descamação ou irritação, experimente combinar a fórmula escolhida com um hidratante para ajudar a proteger e apoiar a sua pele.
11. Mito: Os retinóides proporcionam resultados instantâneos
Fato: Os resultados podem demorar semanas ou meses a aparecer
Como em todos os cuidados de pele, demora algum tempo a ver resultados, por isso a paciência é fundamental. No que diz respeito aos retinoides, os primeiros sinais de melhoria podem ser visíveis dentro de algumas semanas de uso consistente do produto, mas os benefícios completos – que incluem a redução de rugas, melhoria do tom da pele e uma textura mais suave – só se notarão após alguns meses. Usar retinoides de forma consistente e apoiar a sua pele com uma rotina suave e hidratante ajudará a alcançar melhorias significativas e duradouras na saúde da sua pele, tanto a nível superficial como celular. A paciência e a persistência são essenciais aqui – e acredite em nós quando dizemos que os resultados valem a espera.
Deverá começar a usar retinoides?
Em resumo, a nossa resposta a isto é sim – deve começar a usar retinoides. Não só são considerados o padrão ouro em cuidados de pele, como os ensaios clínicos e os resultados falam por si. Com o uso continuado, vai notar que a pele parece e se sente mais saudável, ficará mais luminosa, mais hidratada e com um tom mais uniforme, além de haver uma redução de manchas e pigmentação. É uma solução completa que aborda uma variedade de preocupações de cuidados de pele, e se procura uma recomendação de produto, sugerimos começar com o nosso produto herói suave mas poderoso: Crystal Retinal 3 – não se vai arrepender.