Pode usar ácido salicílico com retinol?
Escrito por: Lucy Partington
Atualizado em: 21 de maio de 2024

Tentar descobrir uma rotina de cuidados com a pele que funcione bem para si e que traga os resultados desejados nem sempre é a tarefa mais fácil. Há uma quantidade confusa de diferentes produtos e ingredientes disponíveis atualmente, e como nem tudo funciona bem em conjunto, pode ser difícil saber que ingrediente pode ser usado com qual.
Dois ingredientes populares e muito comuns com os quais provavelmente já se deparou são o retinol (que pertence à família dos retinoides, o termo abrangente) e o ácido salicílico. Ambos são excelentes por si só, e se está a perguntar-se se podem ser usados juntos, então está no lugar certo.
O que é ácido salicílico?
O ácido salicílico é um ácido beta-hidroxi (BHA) derivado da casca de salgueiro. É mais comumente utilizado em cuidados de pele direcionados a condições de pele oleosa e propensa a acne, além de ser bom para ajudar a refinar e desobstruir poros, cravos e espinhas. Está disponível em diferentes concentrações, sendo a máxima em produtos de venda livre (ou seja, aqueles que não necessitam de receita médica) de 2% e em diferentes formas, desde limpadores a tónicos e séruns. Funciona penetrando profundamente nas glândulas sebáceas da pele, dissolvendo as bactérias causadoras de acne e quaisquer obstruções causadas por células mortas da pele, óleo e outras sujidades e detritos.
Usos do ácido salicílico
✓ Tratamento da acne
✓ Para esfoliar a pele
✓ Prevenir erupções
✓ Reduz a pigmentação
✓ Refina os poros
O que é retinol?
O retinol é um tipo de retinoide, que são derivados da vitamina A. Considerado uma potência na indústria de cuidados com a pele, os retinoides ajudam a acelerar a renovação das células da pele e a incentivar a produção de colágeno e elastina para melhorar a aparência e a sensação da pele. Como resultado, isso ajuda a combater tanto as imperfeições quanto a pigmentação, além de ajudar a reduzir linhas finas e rugas e a melhorar a saúde geral da pele.
Usos do retinol
✓ Estimular a produção de colágeno
✓ Firmar e alisar a pele
✓ Melhorar a acne
✓ Uniformizar o tom e a textura da pele
✓ Reduzir a aparência dos poros
Como se compara a retinal?
Tal como o retinol, o retinal (retinaldeído) é um derivado da vitamina A. No entanto, funciona 11 vezes mais rápido e os resultados são mais visíveis mais rapidamente. Pode usá-lo na mesma rotina que o ácido salicílico, e aqueles com manchas, pigmentação e linhas finas beneficiarão ao usar uma combinação de ambos os ingredientes.
Então, pode usar retinoides com ácido salicílico?
Entendemos: a pele muitas vezes não tem apenas uma preocupação individual, e é aí que combinar ingredientes que visam diferentes problemas pode ser confuso. Mas a boa notícia é que você pode usar ácido salicílico com retinol na mesma rotina.
Uma coisa a notar é que podem ocorrer alguns efeitos secundários, como secura ou esfoliação excessiva, mas eles podem ser minimizados – ou evitados completamente – ao introduzir cada produto na sua rotina separadamente para garantir que a sua pele tenha tempo para se ajustar.
Recomendamos combinar Medik8 Press & Clear de manhã e Crystal Retinal à noite para garantir que você está a obter o melhor de ambos os mundos.
Pode usar ácido salicílico e retinol ao mesmo tempo?
Enquanto alguns tipos de pele beneficiarão de aplicar ácido salicílico com retinol no mesmo período de aplicação, recomendamos usar o primeiro de manhã e o segundo à noite, pois nem todos conseguirão tolerar o uso de ambos ao mesmo tempo.
Se ainda não está a usar um ingrediente ou o outro, introduza-os na sua rotina um de cada vez, idealmente deixando um intervalo considerável entre o uso de cada um – cerca de 48 horas, se possível. Depois, aumente lentamente a frequência de uso, e uma vez que a sua pele esteja a tolerar bem ambos individualmente, pode passar a usá-los regularmente.
A Medik8 é especialista em criar vitamina A, e o retinal é a forma mais estável dela. Combine isso com o facto de todos os nossos produtos BHA utilizarem tecnologia suave de libertação gradual e o potencial de irritação é dramaticamente reduzido.
O ácido salicílico é melhor do que o retinol?
Nem o ácido salicílico nem o retinol são universalmente melhores do que o outro; depende mais do seu tipo de pele específico, das preocupações com a pele e dos objetivos gerais. Abaixo, dividimos diferentes preocupações e diferentes tipos de pele para ajudá-lo a descobrir qual é o melhor para si.
Retinol vs ácido salicílico
Para acne
Tanto o ácido salicílico como o retinol são bons para tratar a acne. Dependendo da gravidade, o ácido salicílico pode ser eficaz no tratamento de erupções, pontos negros e pontos brancos, graças à sua capacidade de penetrar na pele e desobstruir os poros.
Para linhas finas e rugas
O retinol é o melhor para combater linhas finas e rugas porque atua profundamente na pele para estimular a produção de colagénio e elastina, que ajudam a dar volume, firmeza e hidratação à pele.
Para hiperpigmentação e manchas escuras
Graças à capacidade da vitamina A de acelerar a renovação das células da pele, incorporar um retinal na sua rotina pode ajudar a atenuar a pigmentação e as manchas escuras.
Para pele propensa a vermelhidão
O ácido salicílico pode ajudar a acalmar a irritação e a reduzir qualquer vermelhidão associada a imperfeições e erupções.
Para pele sensível
A retinal é a melhor opção aqui devido ao seu menor potencial de irritação combinado com as suas poderosas propriedades antienvelhecimento.
Para pele oleosa
O ácido salicílico é o melhor para tipos de pele oleosa, pois ajuda a controlar a produção de sebo na pele.
Quais são os benefícios de combinar retinol com ácido salicílico?
✓ Esfoliação aprimorada que leva a uma pele radiante
✓ Tratamento de acne melhorado
✓ Ajuda a reduzir a aparência de manchas e pontos escuros
✓ Sinais de envelhecimento reduzidos
✓ Uniformiza o tom da pele
✓ Efeitos anti-inflamatórios reforçados
✓ Melhoria na absorção do produto
Como usar ácido salicílico e retinol juntos
Combinar tanto o ácido salicílico quanto o retinol numa única rotina pode ser altamente eficaz, mas esteja ciente de que também pode trazer o risco de causar irritação. Portanto, se optar por usá-los juntos, assegure-se de seguir as nossas dicas listadas abaixo para ajudar a minimizar o risco de potenciais efeitos secundários.
Como escolher produtos de retinol e ácido salicílico
Limpa-pele à base de ácido salicílico:
Ideal para pessoas com pele oleosa ou propensa a acne, uma vez que têm apenas um breve contacto com a pele, o que reduz o potencial de irritação. Também é uma boa forma de conseguir incorporar ácido salicílico e retinol na mesma rotina sem causar sensibilidade. Experimente o Medik8 Surface Radiance Cleanse.
COMPRE AGORATónico de ácido salicílico:
Um tónico esfoliante é um produto que se deixa ficar na pele e que proporcionará uma exposição mais prolongada ao ácido salicílico, permitindo que tenha um efeito mais benéfico. Mais adequado para um tratamento direcionado tanto da acne como dos pontos negros. Experimente o Medik8 Press & Clear.
COMPRE AGORASérum de retinoide:
Leves, não gordurosos e facilmente absorvidos, os séruns de retinoides são ideais para serem aplicados em camadas sob outros produtos, dependendo do que a sua pele precisa. Experimente o Medik8 Crystal Retinal.
COMPRE AGORAHidratante retinoide:
Mais frequentemente formulados com uma mistura de ingredientes hidratantes, são adequados para tipos de pele seca ou sensível. Experimente o Medik8 Intelligent Retinol Smoothing Night Cream.
COMPRE AGORAQuais outros ingredientes pode usar juntamente com retinol e ácido salicílico?
Se quiser levar a sua rotina ainda mais longe, existem alguns outros ingredientes que pode usar juntamente com o ácido salicílico e os retinoides. Em primeiro lugar, recomendamos seguir a nossa filosofia CSA, que abrange a vitamina C (um antioxidante iluminador que ajuda a reduzir a pigmentação e fornece proteção antioxidante) e o protetor solar – não negociável, que protege a pele dos nocivos raios UVA e UVB do sol – de manhã, e a vitamina A à noite.
O ácido salicílico e os retinoides também podem ser usados juntamente com a niacinamida, que ajudará a combater as imperfeições enquanto equilibra a produção de óleo e acalma qualquer inflamação ou vermelhidão relacionada. Pode ser usado em qualquer uma das suas rotinas matinais ou noturnas, e é melhor aplicado após o ácido salicílico e antes do seu retinoide, mas não se surpreenda se descobrir que é um ingrediente já formulado em alguns dos seus produtos.
Se procura uma hidratação extra, o ácido salicílico e os retinoides também podem ser combinados com ingredientes como glicerina, pantenol, vitamina E, esqualano, ceramidas e ácido hialurónico.
Para concluir
Tal como acontece com todos os produtos à base de ácidos da Medik8, o ácido salicílico pode ser utilizado em conjunto com retinoides para ajudar a reforçar uma rotina. Há muito que existe o mito de que os ácidos esfoliantes não podem ser usados em conjunto, mas uma vez que atuam em diferentes camadas da pele e graças às fórmulas cuidadosamente elaboradas da Medik8, todos os nossos ácidos funcionam perfeitamente com a vitamina A, ajudando a fortalecer a barreira de humidade da pele e garantindo que esta seja mais resiliente.
Perguntas Frequentes
Sim, pode aplicá-los na mesma rotina noturna, ou pode usar ácido salicílico de manhã e retinol à noite.
Sim, esta é a melhor maneira de incorporar ambos se você é novo em qualquer um dos ingredientes.
Depende do seu tipo de pele e se já usou algum dos ingredientes antes. Se está apenas a começar, deixe pelo menos 24 horas entre as aplicações.
Pode ser utilizado de manhã ou à noite, mas se o estiver a combinar com um retinoide, sugerimos que o utilize de manhã.
Se a sua pele já consegue tolerar ambos os ingredientes, então não deve haver problema. No entanto, se a sua pele for mais sensível, é melhor alternar o uso para garantir que não tenha efeitos secundários indesejados.
Sim, o protetor solar é inegociável 365 dias por ano.