Ácidos Lácticos e Retinoides: Tudo o Que Precisa de Saber Sobre a Sobreposição dos Dois

Escrito por: Lucy Partington

Atualizado em: 21 de maio de 2024

O ácido láctico e o retinol são dois excelentes ingredientes para cuidados com a pele que você provavelmente já ouviu falar. O primeiro é um AHA suave que está a crescer em popularidade e agora está a ser utilizado numa variedade de produtos, enquanto o retinol é uma forma de vitamina A conhecida por ter incríveis benefícios de rejuvenescimento.

Ambos os ingredientes são ótimos por si só, e embora você possa usá-los juntos na mesma rotina, é importante que o faça corretamente para maximizar a eficácia e reduzir as chances de qualquer irritação ocorrer.

Continue a ler para saber mais sobre o ácido láctico e o retinol, para quais tipos de pele são mais adequados e as melhores maneiras de incorporar ambos na sua rotina de cuidados com a pele.

O que é ácido láctico?

Ácido láctico faz parte da família dos ácidos alfa-hidroxi (AHA) e outrora era derivado do leite, embora o da Medik8 seja produzido a partir de carboidratos fermentados. É conhecido pelas suas propriedades de esfoliação suave, que ajudam a remover células mortas da pele e a incentivar a renovação celular. É adequado para todos os tipos de pele, incluindo a sensível, e possui capacidades hidratantes adicionais que nem todos os esfoliantes ácidos têm, o que significa que ajudará a aumentar os níveis gerais de hidratação da pele, trabalhando para melhorar tanto a textura como o tom.

Principais benefícios do ácido láctico

✓ Esfoliação

✓ Acelera a renovação celular da pele

✓ Ilumina e suaviza a pele

✓ Melhora a textura

✓ Ajuda a manter a pele hidratada

O que são retinoides?

Os retinoides são derivados da vitamina A. Conhecidos e amados pelos seus benefícios incomparáveis na luta contra o envelhecimento, ajudam a acelerar a renovação celular da pele e a estimular a produção de colagénio, além de terem uma infinidade de outros grandes benefícios dos quais praticamente todos podem beneficiar. Encontram-se em várias formas, incluindo retinol e retinal, ambos os quais promovemos aqui na Medik8.

Principais benefícios dos retinoides

✓ Capacidade de aumentar a produção de colágeno, o que reduz linhas finas e rugas

✓ Aumenta a firmeza da pele

✓ Promove a renovação celular da pele para uma pele mais suave

✓ Atenua a hiperpigmentação e manchas solares

✓ Reduz o tamanho dos poros

Retinaldeído: A vitamina A para todos

Crystal Retinal é o sérum de vitamina A mais amado da Medik8 que recomendamos a quase toda a gente. Defendendo retinaldeído, um dos nossos ingredientes favoritos, funciona mais rapidamente do que o retinol tradicional e é menos provável que cause irritação. Além disso, tem uma série de outros benefícios que vale a pena conhecer.

Ácido láctico vs retinol

Tanto o ácido láctico como o retinol têm um efeito semelhante na pele, mas é importante notar que são diferentes e, como resultado, funcionam de maneiras distintas. O ácido láctico atua na superfície da sua pele, dissolvendo as ligações que unem as células mortas da pele, o que ajuda a que se desprendam mais rapidamente. Em contraste, o retinol estimula a produção de novas células da pele e acelera a rapidez com que estas viajam para a superfície da sua pele.

Assim, graças às maneiras individuais como estes ingredientes atuam, eles criam uma ótima combinação e usar ambos juntos pode realmente ajudar a aumentar a sua eficácia. Além disso, tanto o ácido láctico como o retinol ajudam a hidratar a pele – o primeiro é um humectante que atrai água para as células da pele, enquanto o último promove a renovação celular e a produção de colagénio, o que pode aumentar a capacidade da pele de reter a humidade e melhorar a eficácia do ácido hialurónico quando aplicado topicamente.

É melhor o ácido láctico ou o retinol?

Nenhum dos ingredientes é melhor do que o outro, depende simplesmente do seu tipo de pele e das suas preocupações em relação a qual escolher usar.

Ácido láctico: Melhor para pele sensível, melhorando a textura e a esfoliação

Se a sua pele for particularmente sensível, o ácido láctico pode ser o ingrediente esfoliante que a sua rotina está a precisar, mas todos os tipos de pele podem beneficiar do seu uso. Ele ajuda a fortalecer a delicada barreira da pele, incentivando a produção de ceramidas, que é fundamental para uma tez saudável. Também foi demonstrado que ajuda a melhorar os sinais de danos solares, que incluem preocupações como linhas finas, rugas e uma textura áspera ao toque.

O ácido láctico está disponível em várias formas, desde limpadores e séruns até hidratantes e tónicos, para que possa encontrar algo que se encaixe perfeitamente na sua rotina.

Retinoides: Os melhores para resultados visivelmente notáveis e que desafiam a idade

Não há tipo de pele que não beneficie do uso de retinoides. Na Medik8, o nosso produto estrela é o Crystal Retinal, um sérum eficaz que destaca o retinaldeído, um ingrediente que atua 11x mais rápido do que o retinol tradicional* para resultados visíveis realmente impressionantes em pouco tempo. Ele ajuda a promover a renovação celular da pele enquanto estimula a produção de colágeno, além de combater a aparência de linhas finas, rugas e qualquer dano solar ou outras formas de hiperpigmentação.

Pode usar retinol e ácido láctico juntos?

Sim, pode usar tanto retinol como ácido láctico juntos. Embora sejam ambos ingredientes poderosos e eficazes por si só, podem ser ainda mais eficazes quando usados em sincronia e você notará uma textura melhorada e um tamanho de poro reduzido.

Além disso, usá-los juntos pode ajudar a prevenir erupções em tipos de pele oleosa e propensa a acne, enquanto aqueles com pele madura, opaca ou seca verão um tom de pele mais brilhante, mais hidratado e com uma aparência mais fresca. É também uma ótima dupla para quem tem pele sensível, pois é menos provável que cause qualquer irritação, especialmente em comparação com outros ingredientes ativos.

Quem pode usar ácido láctico com retinol?

Embora alguns tipos de pele sejam adequados para usar uma combinação de ácido láctico e retinol na sua rotina, existem sempre potenciais efeitos secundários e riscos a ter em conta ao usá-los, nomeadamente vermelhidão e sensibilidade, e por isso pode achar que é melhor usar um ou outro, ou alternar os ingredientes. Também é aconselhável que faça um teste de contacto numa pequena área 24-48 horas antes de aplicar qualquer um dos produtos em todo o rosto.

Como é que o retinol complementa o ácido láctico?

Combinar retinol com ácido láctico pode ter um efeito sinérgico na pele, o que pode levar a melhorias mais evidentes na pele. O ácido láctico prepara a pele ao esfoliar e remover as células mortas que estão na superfície, o que, por sua vez, ajuda a aumentar a penetração e a eficácia dos retinoides. Juntos, isso pode resultar em uma pele mais suave e radiante, com uma redução nas linhas finas e rugas e uma textura geral melhorada.

Ilumina a pele

O ácido láctico prepara a pele ao esfoliar e remover as células mortas que estão na superfície da pele, fazendo-a parecer mais luminosa e com um brilho aprimorado.

Blemishes reduzidos

O ácido láctico ajuda a aumentar a eficácia dos retinoides, que ajudam a desobstruir os poros e a prevenir futuras erupções.

Reduz linhas finas e rugas

O ácido láctico pode ajudar a aumentar a penetração dos retinoides, o que levará a uma redução visível das linhas finas e rugas.

Textura de pele melhorada

O retinol estimula a renovação celular e promove a renovação da pele, enquanto o ácido láctico ajuda a revelar as novas células da pele através de ações esfoliantes, para um aspeto mais fresco e uma textura de pele mais suave.

Tom de pele uniforme

Ambos os ingredientes podem ajudar a reduzir a aparência de hiperpigmentação para um tom de pele mais uniforme.

Esfoliação aprimorada

Ambos os ingredientes trabalham para aumentar a renovação celular da pele, levando a uma esfoliação melhorada e a uma tez mais suave e menos texturizada.

Hidratação melhorada

O ácido láctico é conhecido por hidratar, o que pode ajudar a contrariar os efeitos secantes do retinol.

Refinamento dos poros

A capacidade do ácido láctico de esfoliar ajuda a minimizar a aparência dos poros, o que é potenciado pelos benefícios suavizantes do retinol.

Como devo combinar retinol com ácido láctico?

✓ Escolha os produtos certos

✓ Comece sempre devagar e aumente a utilização dos produtos. Recomendamos introduzir um dos ingredientes na sua rotina antes de incorporar o outro, ou se um já estiver a ser utilizado, incorpore lentamente o segundo ingrediente

✓ Comece com concentrações mais baixas. Isto é importante se for um iniciante, ou se um dos ingredientes for novo na sua rotina.

✓ Utilize em alternância – use cada ingrediente separadamente durante algumas semanas antes de combinar ambos na mesma rotina, e depois comece com dias alternados de utilização, deixando alguns dias entre cada produto.

✓ Ao combinar ambos no mesmo dia, use ácido láctico primeiro e deixe-o absorver antes de usar retinoides, ou use ácido láctico de manhã e retinoides à noite.

✓ Use sempre protetor solar, pois ambos são ingredientes sensibilizantes. Mantenha a pele hidratada usando sérum de ácido hialurónico e hidratante.

✓ Lembre-se de que, quando se trata de ver resultados, a paciência é fundamental. Assegure-se de que os ingredientes funcionam com a sua pele, mantendo um olho em qualquer irritação ou sensibilidade que possa ocorrer.

Rotina recomendada de ácido láctico e retinol da Medik8

Limpar: Medik8 Surface Radiance Cleanser

O nosso gel de limpeza mais vendido, é formulado com um complexo único de AHA/BHA que limpa eficazmente a sua pele enquanto oferece os benefícios suaves de esfoliação do ácido láctico. Massaje na pele húmida, enxague e seque a pele com uma toalha.

COMPRE AGORA

Tratamento: Medik8 Crystal Retinal

Uma vez que a pele esteja seca, aplique uma quantidade do tamanho de uma ervilha de sérum, evitando a área sob os olhos (o Crystal Retinal Ceramide Eye pode ser utilizado nessa área).

COMPRE AGORA

Tratamento: Medik8 Intelligent Retinol Sérum

Se preferir uma textura sedosa, semelhante a óleo, troque o Crystal Retinal pelo nosso Intelligent Retinol Sérum. Aplique algumas gotas na palma da sua mão e pressione na pele.

COMPRE AGORA

Hidratar: Medik8 Advanced Night Restore

Uma vez que o seu retinoide tenha sido absorvido, aplique um hidratante. O Medik8 Advanced Night Restore foi formulado para ser aplicado após a vitamina A, e ajuda a nutrir profundamente e a firmar a pele enquanto dorme.

COMPRE AGORA

Considerações finais

Em resumo, tanto o ácido láctico como os retinoides são ingredientes eficazes dos quais a maioria das pessoas se beneficiará ao incluí-los na sua rotina de cuidados com a pele. Juntos, podem trabalhar para hidratar a pele enquanto visam linhas finas e rugas, proporcionando uma tez mais fresca, suave e radiante.

É importante que introduza cada ingrediente lentamente na sua rotina e fique atento a qualquer irritação ou secura que possa ocorrer ao usar novos produtos de cuidados com a pele. Ao incorporar gradualmente tanto o ácido láctico como o retinol, pode alcançar uma rotina equilibrada e eficaz que promove uma pele saudável e radiante.

Perguntas Frequentes

Devo usar ácido láctico antes ou depois do retinol?

Como regra geral, deve aplicar os cuidados de pele na ordem da sua textura. Comece com as névoas mais finas e aquosas, essências e séruns e passe para hidratantes mais espessos.

Devo usar ácido láctico ou retinol?

Depende do seu tipo de pele e das suas principais preocupações. Na Medik8, recomendamos o Crystal Retinal para a maioria dos tipos de pele, e o ácido láctico é bom para ajudar a esfoliar as células mortas da pele e hidratar a pele.

Posso usar ácido láctico todos os dias?

De um modo geral, sim, mas depende do seu tipo de pele individual. Se ocorrer irritação, pare de usar e reintroduza gradualmente assim que a sua pele tiver recuperado.

Preciso de esfoliar se usar retinol?

Depende do seu tipo de pele, mas em muitos casos, usar um esfoliante, como o ácido láctico, juntamente com retinol pode ajudar a potenciar os resultados.

Como sobrepor ácido láctico, ácido hialurónico e retinol?

Use um limpador à base de ácido láctico, como o Surface Radiance Cleanse, e depois aplique um sérum de ácido hialurónico antes de aplicar o retinol da sua escolha.

Qual é melhor, retinol ou ácido láctico?

Nenhum é melhor do que o outro, depende apenas do seu tipo de pele individual, necessidades e preocupações.

Quais ácidos funcionam melhor com retinol?

Todos os ácidos esfoliantes da Medik8 são formulados para trabalhar em sinergia com a vitamina A, pois ajudam a fortalecer a barreira de humidade da pele, tornando-a mais resiliente a níveis mais elevados de vitamina A.

Devo alternar retinol e ácido láctico?

Depende do seu tipo de pele, necessidades e preocupações, mas a maioria das pessoas deve conseguir usar retinol e ácido láctico na mesma rotina.

Lucy Partington

Lucy Partington é editora de beleza há mais de uma década e já escreveu para publicações como Stylist, Cosmopolitan, ELLE, British Vogue e GQ Middle East. Ela adora experimentar novos protetores solares, limpar o rosto no final de um longo dia e está numa busca constante por uma pele radiante.