O Que Precisa de Saber Sobre a Combinação de Niacinamida e Retinol

Escrito por: Lucy Partington

Atualizado em: 21 de maio de 2024

A niacinamida e o retinol são dois ingredientes ativos que, com razão, estão a ter o seu momento de destaque. Embora ambos sejam conhecidos pelo efeito benéfico que têm na pele, funcionam de maneiras diferentes, mas têm algumas coisas em comum.

Desde a sua capacidade de abordar os sinais de envelhecimento (incluindo linhas finas, rugas e tom de pele desigual), até ao facto de ambos oferecerem suporte à barreira cutânea, terem efeitos anti-inflamatórios, bem como serem ambos ótimos ingredientes para ajudar a gerir a acne.

Embora provavelmente já tenha ouvido falar de ambos os ingredientes, pode ser confuso saber qual deles é o mais adequado para si, se um é melhor que o outro e como usá-los juntos para criar uma rotina de cuidados com a pele eficaz, razão pela qual reunimos este guia aprofundado que contém tudo o que precisa de saber.

Benefícios da niacinamida para a pele

Também conhecida como vitamina B3, a niacinamida é uma vitamina solúvel em água que proporciona uma série de benefícios quando formulada em produtos de cuidados com a pele. Encontrada em tudo, desde séruns a hidratantes, tónicos e limpadores, é um verdadeiro ingrediente maravilhoso que tem uma multitude de benefícios para a pele.

A niacinamida é boa para:
✓ Fortalecer a função de barreira da pele
✓ Reduzir a inflamação
✓ Regular a produção de sebo (óleo)
✓ Iluminar o tom da pele
✓ Minimizar a aparência dos poros
✓ Melhorar a aparência de linhas e rugas
✓ Promover a produção de colágeno
✓ Aumentar a retenção de humidade para ajudar a hidratar a pele

Quem deve usar niacinamida?
A niacinamida é um ingrediente bem tolerado que é incrivelmente eficaz e capaz de abordar múltiplas preocupações de cuidados com a pele. É adequada para pele sensível e é uma ótima maneira de ajudar a reduzir a aparência de cicatrizes pós-acne e outros tipos de hiperpigmentação, assim como para qualquer pessoa que deseje iluminar a sua pele.

Benefícios dos retinoides para a pele

Tanto o retinol como o retinal são formas de retinoides, que são derivados da vitamina A – um ingrediente amplamente considerado o padrão ouro na indústria de cuidados com a pele. Conhecido e amado pela sua capacidade de estimular a produção de colagénio e aumentar a renovação celular da pele, é melhor utilizado como parte de uma rotina noturna e é mais frequentemente encontrado na forma de sérum ou hidratante.

Os retinoides são bons para:
✓ Estimular a produção de colagénio para reduzir linhas finas e rugas
✓ Firmar e alisar a pele
✓ Combater a acne
✓ Uniformizar o tom da pele
✓ Melhorar a textura da pele
✓ Reduzir a aparência dos poros

Quem deve usar retinoides?
Os retinoides são um ingrediente abrangente que é recomendado para qualquer pessoa que procura melhorar e manter a saúde geral da pele, bem como para indivíduos que desejam suavizar linhas e rugas, ou pessoas que têm pele propensa a acne ou imperfeições, hiperpigmentação ou tom de pele ou textura de pele desigual.

Niacinamida vs retinol

A niacinamida e o retinol são dois ingredientes poderosos, e embora funcionem em conjunto, cada um tem benefícios distintos e visa preocupações diferentes. A niacinamida é muito mais suave para a pele e é geralmente bem tolerada por todos os tipos de pele, incluindo a sensível. Também é capaz de reduzir a inflamação e, ao longo do tempo, trabalha para fortalecer a delicada barreira cutânea, além de poder regular a produção de sebo e controlar a produção excessiva de óleo. Por outro lado, o retinol é eficaz na redução da aparência de linhas finas e rugas, é capaz de ajudar a combater a acne e melhora a textura geral da pele enquanto aumenta a produção de colágeno.

Ambos os ingredientes são excelentes por si só, e incorporar ambos na sua rotina pode ajudar a resolver uma variedade de problemas de pele – tudo enquanto mantém uma tez com aparência saudável.

Qual é melhor, retinol ou niacinamida?

Tal como acontece com todos os ingredientes para cuidados da pele, o que você realmente precisa depende do seu próprio tipo de pele e das suas preocupações individuais. Nem o retinol nem a niacinamida são "melhores" do que o outro, e, em vez disso, trata-se de garantir que o que você está a usar é adequado para si.

Podem a niacinamida e o retinol ser usados juntos?

Sim, a niacinamida e o retinol podem ser usados juntos na mesma rotina. Na verdade, é bastante comum encontrar ambos os ingredientes na mesma fórmula, mas você também pode usá-los como etapas individuais. Enquanto a niacinamida pode ser usada de manhã e à noite, você também pode combiná-la com o retinol à noite. Se você estiver usando ambos os ingredientes juntos na sua rotina noturna, recomendamos usar primeiro um sérum de niacinamida - como Clarity Peptides - e depois aplicar o Crystal Retinal.

Vale também notar que, se você é alguém que já experimentou sensibilidade, irritação ou secura induzida pela vitamina A, então usar niacinamida pode ajudar a aumentar seus níveis de tolerância.

Efeitos secundários potenciais

Assim como quando introduz qualquer novo ingrediente de cuidados com a pele na sua rotina, há potencial para efeitos secundários. A vitamina A pode causar secura, descamação, inflamação, irritação da pele e sensibilidade se você usar em excesso um produto de alta concentração, razão pela qual sugerimos sempre começar com doses baixas e aumentar gradualmente a utilização para ajudar a sua pele a ajustar-se. Por outro lado, o niacinamida é pouco provável que cause sensibilidades ou efeitos secundários, a menos que seja utilizado em altas concentrações.

E quanto ao retinal e à niacinamida?

Tal como o retinol, o retinal é outra forma de vitamina A e é um ingrediente que sugerimos que a maioria das pessoas utilize. Não só funciona 11x mais rápido do que o retinol tradicional*, como também é menos provável que cause irritação, graças à encapsulação e à tecnologia de libertação lenta que utilizamos para o formular. Isso significa que o retinal e a niacinamida podem ser usados juntos e, de facto, podem ser a dupla mais eficaz a incorporar na sua rotina.

Benefícios de usar niacinamida e retinol juntos

Não há como negar que tanto a niacinamida quanto o retinol são super eficazes quando usados sozinhos, mas usá-los juntos traz mais ótimos benefícios para a pele. Em primeiro lugar, a niacinamida é capaz de fortalecer a barreira da pele enquanto acalma simultaneamente a inflamação e quaisquer reações que possam ocorrer. Como resultado, estudos descobriram que a pele pode ser mais receptiva ao retinol sem causar qualquer uma das irritações que algumas pessoas podem experimentar.

Pesquisas também descobriram que usar ambos os ingredientes pode ser um tratamento eficaz para a acne, e que a combinação pode levar a uma tonalidade de pele visivelmente mais brilhante e uniforme e a uma redução nos sinais comuns de envelhecimento. Além disso, a niacinamida e o retinol são ambos bons para ajudar a neutralizar os efeitos dos estressores ambientais, como os radicais livres, o que também ajuda ambos os ingredientes a funcionarem de forma mais eficaz.

Efeitos antienvelhecimento

Uma combinação de niacinamida e retinol trabalha para combater eficazmente tanto as rugas como os sinais de envelhecimento, proporcionando uma pele mais suave, saudável e com uma aparência mais jovem.

Tom e textura de pele melhorados

O retinol melhora a textura da pele ao promover a produção de colagénio e a renovação das células da pele, enquanto a niacinamida ajuda na reparação e hidratação da pele.

Irritação e vermelhidão reduzidas

As propriedades hidratantes da niacinamida ajudam a minimizar o risco de irritação e secura frequentemente associadas ao uso de retinol.

Função de barreira cutânea melhorada

A niacinamida fortalece a barreira de humidade da pele, complementando os efeitos de renovação da pele do retinol.

Ilumina a pele

Ambos os ingredientes trabalham para reduzir a aparência de hiperpigmentação e uniformizar o tom da pele, resultando numa tez com uma aparência mais luminosa.

Hidratação

A niacinamida ajuda a hidratar a pele e a reter a humidade.

Anti-inflamatório

As propriedades anti-inflamatórias da niacinamida podem acalmar a pele, tornando o retinol mais tolerável para tipos de pele sensíveis.

Ação dupla contra imperfeições

Estes ingredientes complementam as propriedades de combate a imperfeições uns dos outros. A niacinamida ajuda a regular a produção de sebo, enquanto o retinal (mas, importante, não o retinol) tem propriedades antibacterianas e também ajuda a promover a renovação celular.

Como usar retinoides e niacinamida na sua rotina de cuidados com a pele

✓ Lembre-se que esta combinação de ingredientes é melhor utilizada à noite

✓ Aplique sempre o produto de niacinamida primeiro. Exemplo: aplique Clarity Peptides e depois Crystal Retinal

✓ Limpe bem a pele antes de aplicar os produtos

✓ Aplique um hidratante como o passo final na sua rotina para ajudar a reter a hidratação

✓ Aplique protetor solar (um mínimo de SPF30) todas as manhãs.

✓ Preste atenção a como a sua pele responde e se ocorrer alguma sensibilidade.

Como usar niacinamida e retinol juntos ou separadamente

✓ Comece por limpar a sua pele e secá-la com uma toalha limpa.

✓ Se usar um tónico ou produto esfoliante, aplique-os a seguir.

✓ A niacinamida e o retinol podem ser usados individualmente, ou pode usar um produto que combine ambos. Depende puramente da preferência pessoal e de encontrar um produto que goste.

✓ Se estiver a aplicar dois séruns separados, recomendamos sempre aplicar primeiro os séruns à base de água, seguidos pelos séruns à base de óleo e depois os séruns à base de emulsão.

✓ Uma vez que tenha sido absorvido, aplique o próximo produto, que provavelmente será o retinoide.

✓ Termine com um hidratante da sua escolha para reter a hidratação.

✓ Lembre-se de usar um protetor solar de amplo espectro na manhã seguinte.

Os produtos favoritos de niacinamida e retinol da Medik8

Clarity Peptides™

Clarity Peptides™

10% Niacinamide-Infused Peptide Serum

30ml / €60

Liquid error (snippets/MOS2-add-to-cart line 27): product form must be given a product
Calmwise™ Colour Correct

Calmwise™ Colour Corret

Creme neutralizador de vermelhidão

50ml / 15ml / €68

Liquid error (snippets/MOS2-add-to-cart line 27): product form must be given a product

Liquid error (snippets/MOS2-add-to-cart line 27): product form must be given a product
Daily Refresh Balancing Toner™

Daily Refresh Balancing Toner™

Condicionador Hidratante da Pele com Águas Florais

150ml / €26

Liquid error (snippets/MOS2-add-to-cart line 27): product form must be given a product

A vitamina A favorita da Medik8:

Cristal Retinal

Aqui na Medik8, defendemos sempre o retinal, um ingrediente que é superior ao retinol graças à sua capacidade de atuar 11x mais rápido do que o retinol*, além de prometer resultados visíveis e que desafiam a idade mais rapidamente. Também é menos provável que irrite a pele ou cause secura indesejada. Combine-o com Clairity Peptides para a dupla perfeita de pele saudável.

COMPRE AGORA

A conclusão

Em resumo, tanto os retinoides como a niacinamida são ingredientes poderosos e eficazes por si só. Apesar de atuarem de maneiras diferentes, são frequentemente utilizados para tratar condições e preocupações semelhantes, incluindo sinais de envelhecimento, acne, danos solares e hiperpigmentação.

No entanto, se os combinar na mesma rotina, não só trabalham de forma mais intensa e inteligente, como também se reforçam mutuamente para serem ainda mais eficazes. A niacinamida ajudará a contrariar a secura e a irritação que podem ocorrer quando está a usar retinoides, além de ajudar a fortalecer a barreira cutânea, o que complementa os efeitos renovadores da pele dos retinoides. Considere isto como uma situação vantajosa para ambas as partes.

Perguntas Frequentes

O retinol ou a niacinamida é melhor para cicatrizes de acne?

O retinol é provavelmente mais eficaz na melhoria da aparência da pele texturizada, mas a niacinamida será boa para combater qualquer pigmentação que tenha ficado.

Com que frequência podem ser usados juntos o retinol e a niacinamida?

Podem ser usados juntos todos os dias, mas se você é novo no retinol, é uma boa ideia incorporá-lo na sua rotina lentamente – comece por usá-lo duas vezes por semana nas primeiras 2 semanas, em noites alternadas nas próximas 2 semanas, e depois todas as noites.

Devo usar niacinamida antes ou depois do retinol?

No Medik8, recomendamos sempre aplicar primeiro os séruns à base de água, seguidos pelos séruns à base de óleo e, por último, os séruns à base de emulsão. Na sua rotina noturna, deve aplicar primeiro o seu sérum de niacinamida, seguido pelo Crystal Retinal e, por fim, o seu hidratante.

Pode misturar niacinamida e retinol num só produto?

Sim, não é incomum ver ambos os ingredientes usados numa fórmula, mas também podem ser usados separadamente.

É melhor usar retinol ou niacinamida à noite?

O retinol deve ser sempre utilizado à noite, mas a niacinamida pode ser utilizada tanto de manhã como à noite.

Quanto tempo leva para a niacinamida e o retinol fazerem efeito?

Deverá começar a ver resultados visíveis dentro de alguns meses

*G. Siegenthaler et al., Metabolismo de retinol e retinal, Jornal Bioquímico, 1990, 268, pp 371-378

Lucy Partington

Lucy Partington é editora de beleza há mais de uma década e já escreveu para publicações como Stylist, Cosmopolitan, ELLE, British Vogue e GQ Middle East. Ela adora experimentar novos protetores solares, limpar o rosto no final de um longo dia e está numa busca constante por uma pele radiante.