Os protetores solares químicos conseguem penetrar na corrente sanguínea?

Publicado por The Editor em

Can chemical sunscreens penetrate the blood stream?

Os protetores solares são a sua melhor ferramenta para prevenir o envelhecimento prematuro da pele. Sabia que 80% do envelhecimento prematuro da pele é na verdade causado por danos dos raios UV,[1] uma estatística assustadora que o fará aplicar o SPF em segundos. Excepcionalmente eficazes na minimização do risco de cancro de pele, os protetores solares devem ser um produto diário na sua prateleira de casa de banho.

Existem dois tipos distintos de protetores solares usados nos cuidados de pele - físicos (também conhecidos como inorgânicos) e químicos (também conhecidos como orgânicos). Ambos os tipos de filtros absorvem os raios UV, convertendo-os em energia térmica. Os protetores solares físicos também podem refletir e dispersar uma percentagem dos raios UV como um espelho. Os protetores solares físicos usam filtros como os óxidos metálicos; dióxido de titânio e óxido de zinco. Os protetores solares químicos podem usar uma variedade de filtros baseados em moléculas orgânicas.

O problema com os filtros UV químicos é que frequentemente estão envoltos numa nuvem de confusão e equívocos sobre a sua segurança. Existem vários filtros químicos bem conhecidos tradicionalmente usados nos cuidados de pele (como oxibenzona e octocrileno) que frequentemente têm uma perceção negativa, devido a preocupações sobre a sua ‘segurança’ e impacto nos recifes de coral. Para agravar a situação, foi publicado um estudo clínico que investiga se estes filtros químicos de protetor solar podem penetrar na corrente sanguínea.

O estudo foi publicado na revista médica JAMA, analisando a presença de quatro filtros solares comuns (avobenzona, oxibenzona, octocrileno e ecamsule).[2] Focando-se num pequeno painel de 24 participantes que aplicaram 2 mg/cm2 de protetor solar em 75% do corpo 4 vezes por dia durante 4 dias, o estudo analisou amostras de plasma sanguíneo para avaliar se as moléculas do protetor solar tinham entrado na corrente sanguínea. Foram demonstrados baixos níveis de filtros químicos de protetor solar absorvidos através da pele para a corrente sanguínea.

À primeira vista, estes resultados parecem preocupantes. Mas encorajamo-lo a ler para além das manchetes e analisar os factos do estudo.

Os resultados deste estudo baseiam-se em condições de uso máximo. Em primeiro lugar, com que frequência realmente aplica a quantidade máxima de protetor solar em 75% do seu corpo, 4 vezes por dia durante um período significativo? Sabemos que durante as férias isso pode acontecer, mas num domingo chuvoso em Inglaterra, não será um grande problema. Os resultados do estudo não refletem necessariamente o uso real do protetor solar.

Além disso, tenha em conta que não houve indicação de efeitos negativos. A presença de protetores solares no sangue após uso máximo não foi associada a preocupações de segurança. O estudo apenas destaca a necessidade de estudos clínicos em maior escala para determinar a dosagem ideal de cremes solares para o nível perfeito de proteção.

Na realidade, os benefícios de usar protetor solar superam 100% qualquer incerteza quanto à sua segurança. De facto, o estudo até conclui;

‘Estes resultados não indicam que os indivíduos devam abster-se do uso de protetor solar.’

Os resultados deste estudo clínico de pequena escala não devem desencorajá-lo de usar proteção solar adequada, todos os dias.

A boa notícia? Selecionamos os nossos filtros UV químicos de uma seleção de topo de filtros modernos e avançados, conhecidos pelo seu alto desempenho na pele, fotostabilidade e benefícios amigáveis para a pele; Tinosorb S, Uvinul T150 e Uvinul A Plus. Cada filtro protege de uma parte diferente do espectro UV: Uvinul T 150 é um absorvedor de UVB, Tinosorb S é um absorvedor de UVA e UVB e Uvinul A Plus é um absorvedor de UVA. Por isso, usamos um super trio de filtros avançados para cobrir todo o espectro e alcançar uma proteção SPF e UVA excepcionalmente alta.

Os filtros UV modernos, como os que usamos na Medik8, são tipicamente moléculas maiores do que os filtros UV tradicionais. É improvável que penetrem profundamente na pele, sendo assim geralmente considerados menos irritantes. Embora sejam grandes em tamanho, os filtros modernos não deixam a pele esbranquiçada e não bloqueiam os poros. Por exemplo, o Advanced Day Ultimate Protect provou ser adequado para todos os tipos de pele, mesmo as sensíveis, e deixa um acabamento invisível em todos os tons de pele*.

A mensagem principal; use o seu protetor solar todos os dias, mesmo quando está nublado.

[1] F. Flament et al., Effect of the sun on visible clinical signs of aging in Caucasian skin, Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology, 2013, 6, pp 221-232

[2] M. Matta et al, Effect of Sunscreen Application Under Maximal Use Conditions on Plasma Concentration of Sunscreen Active Ingredients, JAMA, 2019


Post mais antigo Post mais recente